sábado, 28 de maio de 2011

Comandado por Messe e Cia... Barcelona bate o Manchester Utd e leva o tetra europeu



Neste sábado o mundo parou para ver a final do torneio mais charmoso do futebol mundial. Barcelona e Manchester United fizeram uma final digna da história dos dois times. Jogando no Estádio Wembley, em Londres, a equipe Catalã, comandada pelo talento de Lionel Messi, venceu o time Inglês pelo placar de 3 a 1, e sagoru-se Campeão da 56ª edição da Liga dos Campeões.

Esta foi a segunda decisão entre as duas equipes. Na temporada 2008-2009, ambas decidiram o título da Liga na cidade de Roma. Na oportunidade, com gol de Messi e de Eto’o, o time catalão também levou a melhor e conquistou o terceiro título europeu. Com a conquista do quarto título, o Barça embolsa a quantia de 23 milhões de euros, aproximadamente 53 milhões de reais.

No jogo em que marcou a aposentadoria do goleiro Van der Sá, quem brilhou, mais uma vez, foi o artilheiro Messi, que comandou o Barcelona à sua quarta conquista e, de quebra, quebrou dois tabus em Londres. O argentino conseguiu marcar seu primeiro gol em solo Inglês e se tornar, ao lado do holandês Van Nistelrooy, o maior artilheiro da competição no formato moderno, com 12 gols. Além disso, o jogador chegou aos 53 gols, em 53 partidas na temporada, mais uma média incrível do melhor jogador do mundo.

Primeiro tempo

Barcelona e Manchester United fizeram um primeiro tempo muito movimentado no estádio de Wembley. O time inglês esteve melhor até os 10 minutos iniciais, qando conseguiu frear o toque de bola catalão e jogar no contrataque, porém acabou recuando demais e viu o Barça recuperar sua principal característica, o toque de bola envolvente.

Depois de criar algumas boas chances, Xavi enfia um bolão para Pedro na área. Com calma, o atacante bate no cantinho de Van der Sar, para fazer a festa dos torcedores no Wembley. Mesmo sem crescer muito na partida após sofrer o gol, o Manchester chegou ao empate com o craque Rooney. Após saida errada do Barcelona, Rooney ficou com a boa e tabelou, primeiro com Giggs, depois com Chicharito, para bater forte na entrada da área e empatar o jogo.

Segundo tempo

O Barcelona voltou para o segundo tempo determinado a liquidar a partida logo no início. O Manchestar não mostrou poder de ataque, porém a defesa e o meio campo continuavam tentando segurar o toque de bola do Barça. Assim como no primeiro tempo, a eficiência da marção inglesa durou pouco. Aos oito minuto, em jogada individual, Messi encontra espaço e chuta rasteiro, da entrada da área, no canto esquerdo para colocar o Barça novamente em vantagem na grande decisão.

A equipe do técnico Fergusson sentiu o segundo gol, pois o Barça passou a comandar a partida e ditar o rirtimo do jogo. A equipe inglesa não mostrou capacidade de reação e viu o Barcelona ampliar o placar aos 24 minutos. Busquets recuperou a bola na área e rolou atrás para David Villa, que bateu colocado no ângulo esquerdo e marcou um belo em Wembley, fazendo a festa da torcida catalã, que a essa altura já tinha certeza que a taça iria para Barcelona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário