terça-feira, 31 de maio de 2011

Cinco anos depois, Dallas e Miami se reencontram na luta pela taça da NBA


Campeão em 2006, Heat conta agora com LeBron e Bosh para ajudar Wade a bater mais uma vez os Mavericks de Nowitzki; bola sobe às 22h desta terça.
Em 2006, Dwyane Wade estava lá e, com a ajuda do gigante Shaquille O’Neal, arrancou uma virada heroica sobre o Dallas Mavericks para conquistar o primeiro título da história do Miami Heat. Primeiro e até agora único. A chance de colocar mais um no bolso começa às 22h desta terça. Do outro lado da quadra estará o mesmo Dallas, com o mesmo Dirk Nowitzki. E ainda que o alemão esteja na melhor fase da carreira, os Mavs sabem que a revanche não é tarefa simples: Wade não conta mais com Shaq, mas tem agora ao seu lado um astro da grandeza de LeBron James, além do craque Chris Bosh como coadjuvante. Sem falar na vantagem do mando de quadra, já que os dois primeiros jogos da série são na Flórida.
De todos os jogadores que disputaram a final de 2006, quando a vantagem do mando era dos texanos, apenas quatro estarão em quadra agora: Wade e Udonis Haslem pelo Miami, Nowitzki e Jason Terry pelo Dallas. O consenso é de que os dois times estão melhores hoje, com mais talento no caso do Heat e mais força coletiva no caso dos Mavericks.

Na pré-temporada, Wade ganhou a companhia de LeBron e Bosh. Com os altos e baixos na fase regular, a desconfiança se instalou na Flórida. Mas vieram os playoffs, e nada melhor para pegar embalo do que despachar Celtics e Bulls na sequência. A final do Leste, contra o Chicago, serviu ainda para redimir Bosh, que ainda precisava provar seu valor ao lado dos dois superastros da ala. O ala-pivô fez uma excelente série contra Carlos Boozer e Joakim Noah, enchendo de esperança o torcedor do Heat para a final.

O Dallas, que fez 2 a 0 em 2006 e viu o adversário virar a série final, ganhou naquele episódio o rótulo de time suave. Com Nowitzki, o título foi ainda mais cruel: amarelão. A chance de se redimir é agora. Com um playoff espetacular até o momento, o alemão foi crucial na varrida de 4 a 0 sobre os Lakers, atuais campeões, e na vitória por 4 a 1 sobre o Oklahoma City Thunder na decisão do Oeste.

A série final também é disputada em melhor de sete, mas o mando de quadra muda um pouco. O Miami, que teve campanha melhor na temporada regular, joga as duas primeiras em casa. As três seguintes são em Dallas, e as duas últimas novamente em Miami, sendo que levantará a taça o time que vencer quatro vezes primeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário