sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Rio-2016 mostra sua cara e lança em Copacabana a logomarca dos Jogos


Processo de seleção envolveu 139 agências de publicidade de todo o país.
A menos de duas horas da chegada de 2011, o Rio de Janeiro deu um salto de quase seis anos rumo ao futuro. Diante da multidão que aguarda a meia-noite na praia de Copacabana, as Olimpíadas Rio-2016 ganharam uma cara: a logomarca dos Jogos foi divulgada pelo Comitê Organizador. Confira a imagem que simboliza o maior evento da história do esporte brasileiro:
- A marca traduz com inspiração o espírito olímpico e seus atletas, o Rio e os cariocas, sua natureza, sentimentos e aspirações. Sabe que são as pessoas que tornam o Rio de Janeiro uma cidade única e fazem dos Jogos Olímpicos um acontecimento realmente grandioso. Por isso, é uma marca essencialmente humana - explicou, em nota oficial, o Comitê Organizador.
O processo de escolha durou nove meses, e 139 agências de publicidade se inscreveram – todas brasileiras. Uma comissão julgadora de 12 pessoas selecionou oito agências finalistas: quatro do Rio, duas de São Paulo e duas de Curitiba. A vencedora foi a carioca Tátil, com 20 anos de experiência no mercado e uma equipe de 105 funcionários.

Os integrantes da comissão julgadora são Carlos Arthur Nuzman (presidente do COB), Leonardo Gryner (Diretor Geral do Comitê Organizador), Beth Lula (Gerente de Marcas), Ricardo Cota (Subsecretário estadual de Comunicação Social), Marcela Muller (Coordenadora de Comunicação Social da Prefeitura), Jeanine Pires (Assistente do Ministério do Esporte), e os especialistas Michael Payne, Brad Copeland, Theodora Mantzaris, Scott Givens e Roberto Fernandez.

A logomarca passou os últimos dias guardada em uma sala a portas fechadas. O acesso ao local é permitido a apenas 11 pessoas, que precisam passar pela leitura da impressão digital. Quem pode entrar teve de assinar um contrato de confidencialidade, e dentro da sala não é permitido o uso de internet ou aparelhos que registrem imagens. Tudo para guardar o segredo até o último momento.

A gerente de marcas do Comitê Organizador, Beth Lula, afirmou que a marca é “uma inspiração para o presente e um legado para o futuro”. Uma das 12 juradas do processo, ela explicou que os quatro pilares são “diversidade harmônica, energia contagiante, natureza exuberante e espírito olímpico”.

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